O que é volatilidade dos investimentos – Entenda como funciona

O que é volatilidade dos investimentos – entenda de uma vez por todas

o que é volatilidade
O que é volatilidade

Tente imaginar o mundo dos investimentos como um parque de diversões. Nem todo mundo tem estômago para subir em uma montanha russa, não é mesmo? Com volatilidade, é tipo isso… Enquanto uns gostam de mais adrenalina, outros preferem brinquedos menos agitados e mais tranquilos. Mas calma, você verá que essa analogia não é tão louca como parece.

O carrossel e a volatilidade baixa

Alguns investidores querem se divertir, mas não gostam dos movimentos bruscos de brinquedos mais agitados. Além disso, querem ter certeza que no final do seu tempo, estarão sãos e salvos e com uma dose a mais de felicidade no coração. Esse exemplo ilustra um investimento de baixa volatilidade. Assim como o carrossel, uma aplicação em um produto com baixa vol (apelido da volatilidade para os íntimos) representa menor exposição ao risco, e por consequência, tem menor rentabilidade esperada. No caso do brinquedo, o rendimento menor equivale a menos adrenalina. Mas, vale alertar que menor exposição ao risco não significa zero risco. Afinal, embora seja muito difícil, até o carrossel pode ter um problema, não é mesmo?!

O barco viking e volatilidade média

Este é para quem busca um nível moderado de adrenalina. Ele sobe e desce até uma altura controlada, assustando um pouco, mas ainda sem fazer o coração sair pela boca. Na volatilidade média, as variações são um pouco fortes. Como no movimento do barco viking, a rentabilidade esperada equivalente à adrenalina após o passeio também costuma ser maior que a do carrossel.

A montanha russa e a volatilidade alta

Aqui a brincadeira é para os fortes. Cardíacos e crianças sem a altura mínima indicada não têm vez na montanha russa. O sobe e desce é frequente e os movimentos são imprevisíveis. Tem investidor que chega ao final pronto para a próxima e querendo correr para fila de novo. Mas, há quem fique enjoado e precisando de apoio médico do ambulatório do parque. Por isso, é necessário ter muita cautela antes de brincar. Quando falamos de investimento em produtos de alta volatilidade, o cenário é bastante próximo. A rentabilidade varia com frequência, sendo que os altos e baixos fazem parte do percurso. Como no parque, é preciso checar se as condições, horizonte de investimento, perfil do investidor e objetivo são atendidas.

Mas como a volatilidade interfere nos investimentos?

o que é volatilidade dos investimentos
O que é volatilidade

Nos produtos de tesouraria, como CDB e Letras, as oscilações dependem do risco de crédito do banco emissor. No caso de grandes bancos, a variação é menor. Nas carteiras sugeridas e nos portfólios de fundos de investimento, divulgados no Hotsite Investimentos, tem sempre uma coluna indicando a vol dos produtos, vale a pena conferir.

Então, qual é a melhor opção?

O melhor caminho é a diversificação de investimentos, buscando equilíbrio entre risco e retorno. Os recursos de utilização no curto prazo devem, sempre que possível, ser aplicados em produtos com menor risco e maior liquidez, já que o investidor poderá utilizar a qualquer momento. Nesse caso, uma grande vol aumentaria a probabilidade de prejuízo. Já aqueles recursos que o investidor está guardando para objetivos de médio e longo prazos podem ser distribuídos entre produtos com volatilidades maiores, permitindo uma exposição controlada a risco, em busca de melhores patamares de rentabilidade. Vale lembrar que a Análise de Perfil do Investidor (API), que as entidades financeiras são obriga deve ser o parâmetro para avaliar o nível de exposição a risco adequado para cada cliente.

o que é volatilidade

Summary
O que é volatilidade dos investimentos - Entenda como funciona
Article Name
O que é volatilidade dos investimentos - Entenda como funciona
Description
O que é volatilidade dos investimentos - entenda de uma vez por todas como a volatilidade atua nos investimentos e como evitá-las. Clique e confira!
Author
Publisher Name
Seubanco.com
Publisher Logo
O que é volatilidade dos investimentos – Entenda como funciona
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.