O que é fundo de investimento?

o que e fundo de investimento
o que e fundo de investimento

Os fundos de investimento são as aplicações mais populares disponíveis no Brasil, atrás apenas da poupança, e é uma alternativa mais rentável e uma forma de diversificar os investimentos.

Entre as razões que levam uma pessoa a colocar suas economias estão: normalmente oferecem rentabilidade mais elevadas que a poupança, exigem baixos valores para aplicação (exitem fundos cuja aplicação mínima é de apenas R$ 1,00), existem muitos tipos de fundos a depender do valor, liquidez e risco que os aplicadores estão dispostos a correr.

O que é fundo de investimento e com funciona?

Para entender o que é fundo de investimento imagine um condomínio onde cada morado adquire um apartamento (cota), paga um valor para cobrir diversas despesas (taxa de administração) e onde existem diversas regras (regulamento do fundo).

Um fundo é composto por uma carteira de diversos ativos financeiros que podem podem ser de várias classes, de emissores públicos ou privados, emitidos no Brasil ou no exterior. São inúmeras opções disponíveis. Contudo, os administradores não podem escolher livremente onde, quando nem quanto investir. As decisões obedecem ao que está previsto no prospecto e no regulamento do fundo.

Como funciona um fundo de investimento
Como funciona um fundo de investimento

Essas regras estabelecem limites de concentração com a finalidade de mitigar os riscos que tem relação com o excesso de concentração dos investimentos em um mesmo tipo de ativo ou emissor.

O investidor, ao adquirir uma cota, está aceitando as regras previstas no fundo e está transferindo para o administrador a gestão do fundo.

Ressaltamos que a nomenclatura empregada nos fundos (ex: fundos de renda fixa, de ações, fundos DI) nos trazem uma noção de quais ativos financeiros podem compor a carteira de investimentos. Tudo isso, para nos ajudar a compreender a composição dos fundos, indicar o nível de risco assumido pelo fundo e a expectativa de retorno, e, desta forma, subsidiar a tomada de decisão dos investidores de acordo com o perfil de risco.

Todos os fundos possuem CNPJ, administrador e registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Através do site da CVM podem ser obtidas todas as informações relevantes de um fundo: regulamento, prospecto, composição da carteira, valor diário da cota, do patrimônio líquido, número de cotistas e valores captados e resgatados.

Podem ser obtidas todas as informações públicas dos fundos, tais como o valor diário da cota e do patrimônio líquido, o número de cotistas, valores captados e resgatados. Ainda é possível consultar o Regulamento, o Prospecto, a Lâmina de Informações essenciais, a Composição da carteira, os Fatos Relevantes e os Balancetes de cada Fundo.

Classificação dos fundos de investimento

A CVM, responsável por fiscalizar e regular os fundos de investimento, estabelece quatro diferente classes.

Essa classificação, que está no nome do fundo, informa sua política de investimento e suas características. Elas podem acrescentar sufixos ao seu nome, que funcionam como uma espécie de subclassificação.

Apresentamos as classes dos fundos de investimento e os sufixos que podem receber:

Algumas definições

Cota – é a menor parte de um fundo. Como dito anteriormente, um fundo é a soma dos diversos o compõem. Esses ativos são divididos em cotas para comercialização.

Administrador – O administrador é quem cria o fundo. É ele quem define as suas principais características, objetivos e políticas de investimento, que devem constar do documento de constituição, o regulamento.

Gestor da carteira – é o responsável pelos investimentos realizados pelo fundo. É quem escolhe os ativos financeiros
que irão compor a carteira, observando as perspectivas de retorno e risco e a compatibilidade com a política de investimento e os objetivos definidos no regulamento do fundo. É o gestor quem irá decidir quando e quanto comprar ou vender de cada ativo financeiro, emitindo, para isso, as ordens de compra e venda em nome do fundo.

Veja mais sobre fundos assinto o vídeo a seguir

 


Veja também: O que é inflação

O que é fundo de investimento?
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.