O que é Bitcoin? Tudo que você precisa saber a respeito dessa moeda

O que é Bitcoin?

o que é bitcoin
O que é bitcoin

Criada há 8 anos, o bitcoin é uma das palavras mais citadas nos noticiários nos últimos tempos, atraindo a atenção de muitas pessoas fato que tem feito muitas pessoas perguntarem “o que é bitcoin?

O bitcoin é considerada, da mesma forma que o Real ou Dólar, uma moeda, mas ao contrário destes não existe fisicamente, ela é totalmente virtual, mas cumpre muito bem sua função facilitando as transações comerciais. É uma criptomoeda e seu funcionamento é orientado por num sistema de pagamento online baseado em um protocolo de código aberto.

É possível transferir bitcoin através de computadores e smartphone sem recurso a uma instituição financeira intermediária. Atualmente é possível realizar diversas transações: comprar passagem aérea (através do site Expedia), comprar imóveis e até fazer doações para o Greenpeace ou Wikipedia.

Surgimento

A criação do comércio eletrônico modificou profundamente as relações entre compradores e vendedores. As pessoas compravam um produto pela internet, porém o pagamento era feito de tradicional, através de cartão de crédito ou boleto bancário, gerando custos e atrasos. Nessa época surgiu a ideia de criar uma moeda digital, livre de controles dos bancos centrais, sem intermediários, rápida, barata e universalmente aceita surgiu com a criação do e-commerce (comércio virtual).

Sua criação se materializou apenas em 2009 por um desenvolvedor misterioso chamado Satoshi Nakamoto.

Como funciona?

Podemos dizer o que o bitcoin é produzido por milhares de computadores, de forma centralizada, por pessoas que “doam” a capacidade de seus computadores para criar a moeda virtual e fazer o registro de todas as transações realizadas.

O processo de “mineração“, momento em que o bitcoin é criado, ocorre uma competição entre os computadores conectados à rede para resolver problemas matemáticos. Os vencedores ganham um bloco da moeda.

A moeda está programada para crescer dentro de um limite preestabelecido de até 21 milhões de unidades até o ano de 2140. Para tanto, o nível de dificuldade dos desafios é periodicamente ajustado pela rede. Esse limite foi estabelecido pelo criador da moeda.

Quando a moeda foi criada era relativamente fácil “minerar” (que é manter o funcionamento da estrutura descentralizada da moeda, o Blockchain, recebendo o pagamento em bitcoin). Bastava possuir um software adequado e deixar o computador ligado por várias horas e dias.

Com o passar do tempo, à medida que a competição ia aumentando, a tarefa foi ficando mais difícil, com o aumento da exigência de desempenho das máquinas. Hoje em dia existem até software especializados na tarefa, como exemplo temos o Avalon ASIC.

Como adquirir Bitcoin?

Existem basicamente três formas de se obter o bitcoin.

  • A primeira é através da mineração competitiva
  • A segunda é recebendo como forma de pagamento por alguma transação pelas milhares de pessoas e estabelecimentos espalhados pelo mundo.
  • A terceira é através de sites especializados ou casas de câmbio especializadas.

Aceitação do Bitcoin

O número de empresas que aceitão o Bitcoin como meio de pagamento ainda ainda é pequeno, mas existe um movimento que reúne alguns países, entre eles destacamos a Rússia e Japão, no sentido de “regular” a moeda.

Também existem outros que, ao contrário tentam “frear” o avanço dessas criptomoedas, detre os quais a China, ordenando o encerramento das atividades de plataformas de câmbio e proibindo certas atividades como o ICO (initial coin offerings), processo semelhante à abertura de capital na bolsa, mas realizado apenas com criptomoedas.

Cotação do bitcoin

A cotação do Bitcoin, a exemplo do que ocorre com as outras moedas e mercadorias, obedece as leis de mercado: oferta e damanda. Quanto maior a demanda pela moeda, maior a cotação.

A cotação do Bitcoin na data em que este artigo está sendo escrito está em 1 Bitcoin para R$ 14156,11. O rendimento acumulado em 2017até agosto deste ano é de 342,77%

Para consultar a cotação atualizada clique aqui.

cotação bitcoin
Cotação bitcoin

É difícil fazer pagamentos em Bitcoin?

Geralemente é mais fácil fazer um pagamento em Bitcoin do que fazer através de um cartão de crédito ou débito, e é possivel realizar sem que exista uma conta de comerciante. Os pagamentos são realizados através de carteira, seja no seu smartphone ou computador. Basta informar o endereço do favorecido, o valor do pagamento e clicar em “enviar”. Para facilitar a tarefa de inserir o endereço de um destinatário, algumas carteiras obtem o endereço por digitalização de um código QR ou trocar dois telefones com a tecnologia NFC.

Pagamento em bitcoin
Pagamento em bitcoin
Pagamento em bitcoin
Pagamento em bitcoin

Assista o vídeo abaixo e saiba mais a respeito do assunto

 

Summary
O que é Bitcoin? Tudo que você precisa saber a respeito dessa moeda
Article Name
O que é Bitcoin? Tudo que você precisa saber a respeito dessa moeda
Description
O bitcoin tem aparecido com frequência no noticiário, mas você sabe o que é Bitcoin? Neste artigo vamos trazer todas as informações que você precisa saber para ficar informado dessa moeda virtual.
Author
Publisher Name
First Digital Marketing
Publisher Logo
O que é Bitcoin? Tudo que você precisa saber a respeito dessa moeda
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.