Compensação de IR Sobre Fundos de Investimento e o Bumerangue

Bumerangue diz muito sobre a compensação de IR

Talvez você não saiba, mas diversos registros indicam que o bumerangue é um objeto de arremesso com mais de 23 mil anos.

Outra curiosidade é que, nos primórdios, ele era usado para caçar pássaros. Muitas vezes acertava o alvo e, portanto, garantia o jantar, mas em algumas tentativas, apenas retornava para as mãos do caçador.

Informações inúteis? Pode ter certeza que não, continue lendo este post e descubra porque.

Você verá que a compensação de Imposto de Renda (IR) em fundos de investimento e o movimento que o bumerangue faz tem tudo a ver com o assunto. Fizemos essa analogia para facilitar seu entendimento.

Direto ao ponto

É possível compensar as perdas de um fundo com o Imposto de Renda a ser pago pelo cliente, seja por conta de resgate parcial, total ou cobrança de come-cotas.

Funciona como o vai e vem do bumerangue. O investidor realiza uma aplicação financeira (arremessa) e, se não obtiver rendimentos (pássaros), poderá receber o dinheiro do Imposto de Renda de volta (bumerangue). Para isso, precisará investir novamente (arremessar o bumerangue), mirando no mesmo tipo de investimentos (pássaros).

A compensação pode ser realizada por clientes pessoa física ou jurídica, caso voltem a aplicar em um fundo de mesmo regime tributário até o fim do ano seguinte. O próprio sistema faz o cálculo da compensação até “zerar” o saldo compensável.

É possível compensar todos os tipos de fundos de investimento?

Todos os fundos de investimento, exceto fundos de previdência, permitem a compensação de IR entre produtos administrados pela mesma instituição e que tenham as mesmas regras de tributação.

Confira a categoria dos fundos de investimento compensáveis:

Compensação de IR em Fundos de Investimento

Aí você pode se perguntar: e os fundos multimercado, como ficam nessa história? A compensação de IR para esses fundos pode ser feita com fundos multimercado ou fundos de renda fixa com mesma classificação de prazo (curto ou longo).

Compensação de IR
Compensação de IR em Fundos de Investimento

O investidor precisa fazer alguma coisa?

A maioria dos bancos possuem um fluxo automatizado de controle de todos os ganhos e perdas de cada aplicação, e, normalmente, a solicitação à Receita Federal é realizada automaticamente.

Quer conferir se você possui valores a serem compensados? Basta entrar em contato com seu banco ou administrador do fundo.

Ainda não acabou

Como você já aprendeu tudo sobre compensação e IR em fundos, aí vai mais uma informação sobre o bumerangue.

O Brasil tem um campeão no bumerangue esportivo: André Caixeta, de Patos de Minas (MG), venceu o mundial em 2014.

Ficou com alguma dúvida sobre a compensação de Imposto de Renda? Deixe aqui o seu comentário.

Compensação de IR

Summary
Compensação de IR Sobre Fundos de Investimento e o Bumerangue
Article Name
Compensação de IR Sobre Fundos de Investimento e o Bumerangue
Description
Compensação de IR - veja como você, que é aplicador, pode compensar o Imposto de Renda nessas aplicações dentro da mesma instituição financeira.
Author
Publisher Name
Seubanco.com
Publisher Logo
Compensação de IR Sobre Fundos de Investimento e o Bumerangue
Rate this post
One Comment

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.