Come cotas – saiba o que é, quanto cobra e quando ocorre

come cotas
come cotas

Come-cotas – você sabe o que é e quando incide?

Se você foi criança nas décadas de 1980 ou 90, provavelmente conhece um jogo chamado Pac Man, ou o abrasileirado come-come.

Mas se você nasceu antes ou depois dessa época, não tem problema. Hoje, todo mundo vai entender o que é o tal do come cotas. Vamos nessa?

O que é come cotas?

Para começar, é importante esclarecer que, quando alguém investe em um fundo de investimento, está comprando cotas desse fundo, ou seja, pedaços dele. É como se fosse um condomínio de apartamentos. Você não é dono do prédio, mas de uma parte dele.

O come cotas é uma cobrança antecipada de Imposto de Renda quando se tem aplicação em fundos de investimentos.

Quando ocorre a cobrança?

No último dia útil dos meses de maio e novembro, ou seja, nesta quarta-feira, 30. O imposto de renda incide sobre a rentabilidade do período, valendo tanto para pessoa física quanto jurídica.

Mas cobra quanto?

Depende. Para os fundos de longo prazo (LP), o imposto é de 15%. Para os de curto prazo (CP), a taxa vai para 20%.
E como fica aquela tabela regressiva do Imposto de Renda?

Você conhece essas tabelas? São essas aqui:

come cotas
Come cotas

Em muitas aplicações financeiras, a cobrança do Imposto de Renda acontece somente no momento do resgate. O valor a ser pago é calculado com base no tempo que o dinheiro ficou aplicado e a cobrança ocorre somente sobre os rendimentos.

No caso dos fundos de investimentos, como a cobrança é adiantada, a Receita Federal recolhe a alíquota mínima nos meses de maio e novembro. Afinal, a Receita não tem como saber quando a pessoa irá resgatar a aplicação. Porém, no momento efetivo do resgate, haverá uma nova cobrança sobre a rentabilidade desde o último come-cotas, variando conforme o tempo que o valor ficou aplicado.
Veja um exemplo:

É importante saber desses detalhes porque o cliente pode consultar o extrato e questionar qual o motivo da rentabilidade dele no fim de maio e de novembro ter vindo menor que o divulgado pelo fundo.

Aí, eu vi vantagem

Depois de todas essas informações, você pode se perguntar se vale a pena ter dinheiro aplicado em fundo de investimentos. Pois vale, sim.

Lembra do exemplo do fundo de investimentos como um condomínio de apartamentos? Será que, sozinho, um morador teria condições de construir uma casa com piscina, sauna, academia, espaço gourmet, garage band? Talvez não, mas sendo cotista de um condomínio, ele pode usufruir desses benefícios.

Com os fundos de investimentos é parecido. Quando vários cotistas se unem, podem ter acesso a estratégias de investimentos que não teriam sozinhos, contando ainda com uma gestão profissional dos recursos, todos os gestores de fundos tem que cumprir requisitos mínimos de formação e certificações na área.

Última dica

O come-cotas não incide sobre fundos de ações, fundos fechados e fundos de previdência. Trata-se de um bom motivo para você diversificar seus investimentos em fundos.

Summary
Come cotas - saiba o que é, quanto cobra e quando ocorre
Article Name
Come cotas - saiba o que é, quanto cobra e quando ocorre
Description
Come cotas - veja neste post qual o siginificado desta palavra, quanto cobra e quando é cobrado e em quais situações é cobrada. Clique e confira.
Author
Publisher Name
Seubanco.com
Publisher Logo
Come cotas – saiba o que é, quanto cobra e quando ocorre
Rate this post

Deixe uma resposta

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.